PERNA DE BORREGO . EM BREVE

0€
PERNA DE BORREGO . EM BREVE
Não há imagem do produto disponível

PERNA DE BORREGO . EM BREVE

0€

Perna de Borrego com molho delicioso!

Quem não conhece o Jamie Oliver e a suas deliciosas e práticas receitas?

Pois bem, esta é uma receita que poderá ser uma alternativa no almoço do dia de Natal!

Se está à procura de um prato de celebração, é este. E não se pode comer um bom assado de borrego sem molho de menta e um molho épico - muito fácil, mas tão saboroso. Deve ser o almoço de Natal perfeito.

INGREDIENTES

2,5-3 kg de perna de borrego

4 cebolas vermelhas

2 cabeças de alho


MANTEIGA DE ERVAS

100 g de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)

½ ramo de tomilho fresco

½ ramo de alecrim fresco


MOLHO

3 colheres de sopa de farinha simples

Vinho do Porto

1 litro de caldo de galinha biológico quente

PURÉ DE AIPO

1 aipo-rábano

1 kg de batatas

azeite virgem extra

1 noz-moscada inteira, para ralar

MOLHO DE HORTELÃ

1 ramo grande de hortelã fresca

2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto

1 colher de sopa de açúcar mascavado suave


CONFECÇÃO

  1. Pré-aqueça o forno a 220ºC
  2. Utilizando uma faca afiada, corte o borrego por todo o lado, com ½ cm de distância e 3 mm de profundidade - isto dá-lhe uma superfície espantosa, nodosa e crocante e um centro corado.
  3. Para fazer a manteiga de ervas, coloque a manteiga num liquidificador, junte o tomilho e o alecrim, tempere bem e depois bata até obter uma mistura homogénea. Coloque-a numa tigela e reserve.
  4. Corte as cebolas com casca ao meio, separe e esmague os dentes de alho com casca e disponha-os num tabuleiro grande para assar.
  5. Espalhe a manteiga com ervas por todo o borrego e, em seguida, coloque a carne por cima dos legumes. Asse no forno durante 10 minutos por cada 450 g, mais 20 minutos no final, para corar a carne.
  6. Entretanto, descasque e corte o aipo em pedaços de 3 cm, e descasque e corte as batatas em pedaços de 2 cm.
  7. Cozinhe o aipo-rábano e as batatas numa panela com água a ferver e sal durante 15 a 20 minutos, ou até ficarem macios. Escorra, deixe secar ao vapor, depois triture com um bom fio de azeite virgem extra (ou manteiga, se preferir) e tempere bem com um pouco de noz-moscada ralada e um pouco de sal marinho e pimenta preta.
  8. Quando o borrego estiver cozinhado, deixe-o repousar durante pelo menos 10 minutos, enquanto prepara o molho. Reserve meia cebola roxa para fazer o molho de hortelã, depois esmague o resto das cebolas no tabuleiro.
  9. Junte a farinha, um pouco de vinho do Porto e o caldo e leve ao lume alto para que o molho reduza, mexendo sempre. Passe por um passador e mantenha quente até ser necessário.
  10. Colher e picar finamente a hortelã. Retire a metade da cebola reservada da casca e pique-a finamente com a hortelã, depois misture-os numa tigela com o vinagre e o açúcar. Leve tudo para a mesa e delicie-se!


Este produto não está disponível de momento. Pode-nos enviar um pedido de informações.